Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
As festas Bíblicas e seus significados foram abandonados pelas Igrejas Cristãs há quase 1700 anos. Festas que não estão mencionadas na Bíblia (pagãs) substituíram aquelas que Yeshua e os Apóstolos celebravam. Como o despertar das igrejas, em fins do século XX, muitas já buscam a restauração de sua teologia alinhando-a a teologia praticada e deixada por Yeshua e seus apóstolos, aos judeus e não judeus, para que todos pudessem viver em harmonia o Reino de Deus implantado.
Pessach ou páscoa é a primeira festa fixa do ano no calendário judáico. Por isso ela é muito importante, não só por ser a primeira festa, mas porque sem ela as demais não existiriam. Para nós crentes em Yeshua ela fala profundamente ao coração, pois sua mensagem principal fala, pelo menos, de três pontos super importantes para todo aquele que crê no messias: 1) é necessário passar o sangue do cordeiro nos umbrais das portas de nossa casa, com o significado de nascer de novo, recebendo o perdão pelo sangue do cordeiro vertido na cruz para remissão dos pecados. 2) é necessário sair do Egito, que representa o sistema do mundo; 3) Celebrando a pessach o Senhor passa estabelecendo juízo aos deuses (demônios) locais (Ex 12:12).
Muitos confundem esta festa com a Festa da Pessach (Páscoa). Esta é continuação daquela (Levítico 23:6), mostra que após a Pessach, temos a festa dos pães ázimos (Êxodo 12:15). Em resumo o Senhor ordena que toda a comunidade de Israel não comesse nenhum tipo de fermento (hametz) durante sete dias. É o período de limparmos tudo o que é velho em nossas casas "limpeza da primavera" , coisas velhas, estragadas, mofadas. Também o significado de libertação, da escravidão para a liberdade (Deut 16:3). O fermento é o que macula (a ignorância,a hipocrisia,a malícia,o oculto etc (Mt 22:16, Mc 3:6, Mt 13:33
É a terceira festa do ano judáico. Lembremo-nos de que um dia após a festa da Pessach, tem-se a festa dos pães ázimos por 7 dias. Depois, tem-se mais uma vez , uma "santa convocação" para toda a congregação (Lv 23:9-14). Primícias são os primeiros frutos que um judeu ou cristão pode dar depois do arrependimento sincero. Muitos confundem primícias com dízimos.
A quarta festa é chamada Festa das Semanas ou shavuôt.(Lv 23:15-21). A palavra pentecostes na lingua grega quer dizer cinquenta. D´us nos revelou em dias e semanas. Depois irá se revelar em meses e anos, e depois em milênios. O Sefirat Ha´Ômer, na língua hebraica significa a contagem dos cinquenta dias para a oferta do molho. Ômer no hebraico significa significa na linguagem espiritual o tempo que necessitamos para assumirmos a liberdade conquistada.
Sete meses depois da Festa da Pessach, teremos uma série de mais três importantes festas. As três primeiras são messiânicas, porque apontam para o Messias ressurreto. Agora, as três próximas (7+7+7) / (7+7+7), falam do Messias que há de voltar. Agora, o Senhor ordena o toque das trombetas (toque do shofar) , haverá uma santa convocação e um solene descanso.(Lv 23:23). O Senhor é zeloso.
O judaísmo bíblico não é pagão, é profético, centrado na pessoa do Messias. Cremos que agora um período de dez dias separado para o arrependimento e perdão dos pecados de Israel. É um dia de pedirmos perdão ao Senhor pelos pecados coletivos de uma casa, congregação e de um País.
Também chamada de Festa dos Tabernáculos. Em João 1:14 diz que "o Verbo de D´us se fez carne , e tabernaculou entre nós . Lembramos que o maior propósito de D´us é ter filhos semelhantes a Yeshua.(Rm 8:29)
Muita polêmica e confusão os cristãos tem feito com relação a guarda do sábado, desde a época de Yeshua.Quantas doutrinas ceitas e divergências surgiram quando observam o sábado, o dia do descanso, como um dos dez mandamentos do Senhor entregues a Moisés no Monte Sinai. Shabat significa descansar. (Gn 2:3) Descanso dedicado a honrar a D´us, é momento de recarregar as energias da alma, se conectar com D´us, pois esse dia Ele dedicou a nós para deleite e reflexão .É um mandamento , e Yeshua disse que não revogou nenhum mandamento, mas sim cumpriu. Ainda, é um sinal de aliança eterna. (Ex 31:17; Ez 20:12, Ex 23:12, etc.